Palavras do Coordenador Ademir Humberto de Lima Rissi sobre a homenageada em Sessão Solene.


Seja um evagelizador! Compartilhe!

Renovação Carismática Católica é homenageada em sessão solene.

A RCC (Renovação Carismática Católica) da Arquidiocese de Londrina foi homenageada no dia 20 de julho, em sessão solene realizada na Câmara Municipal.  O evento, que é concernente ao Jubileu de Ouro dos 50 anos da RCC no mundo, reuniu fiéis católicos, além de autoridades civis e religiosas como o assessor eclesiástico da RCC Londrina, Padre Marcelo Gomes, a presidente estadual da RCC, Maria Ivone Ranieri , o coordenador diocesano da RCC Londrina Ademir Humberto de Lima Rissi, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o vice-prefeito João Mendonça e o  proponente da homenagem, o vereador Felipe Barros.

O vereador Felipe Barros destacou a importância da Renovação Carismática na defesa da vida desde a concepção e também parabenizou a RCC pelo trabalho de evangelização realizado na arquidiocese de Londrina, citando o Papa Francisco enfatizou: a RCC é uma corrente de graça do Espírito! Por que corrente de graça? Porque não tem nem fundador, nem estatutos, nem órgãos de governo. Claramente nesta corrente nasceram múltiplas expressões que, certo, são obras humanas inspiradas pelo Espírito, com vários carismas, e todas a serviço da Igreja. Mas não se pode colocar diques na corrente, nem se pode fechar o Espírito Santo em uma gaiola!

Padre Marcelo Gomes falou da experiência de vida com a espiritualidade da RCC, conduziu um momento de oração com base no texto de Ezequiel 37, 1-14, momento profético de muita unção e manifestação da glória sobrenatural de Deus.

Maria Ivone presidente da RCC Paraná com extremada alegria agradeceu a Felipe Barros pela proposição, e disse que quando se ocupa um espaço numa casa de lei, Deus está se manifestando e o seu Espírito agindo. Muitos querem extirpar Deus dos lugares públicos, e quando isso acontece estamos fadados ao insucesso, mas quando convidamos a pessoa do Espirito Santo para ocupar todos os espaços, Ela vem fortificar os corações e ensinar as mentes a fazer o que é puro, reto e agradável a Deus. Destacou a vitória do bem e que celebrando Pentecostes, seremos homens e mulheres que superam seus medos. Somos um movimento, estamos num constante mover, o Espirito nos move e tudo aquilo que mexe não adquiri a paralisia, nós estamos sempre avançando, característica própria dos carismáticos. E terminou conclamando os carismáticos presentse a proclamar, vem Espírito Santo.

Ademir Humberto de Lima Rissi,  coordenador da RCC Londrina, fez um relato da história da RCC Londrina deste seus primórdios, destacando  que o movimento que nasceu na década de 70 em Londrina, cresceu muito rápido,  e que motivados pela poderosa ação do Espírito Santo, e com audácia apostólica a Renovação se espalhou por todas as cidades da arquidiocese de Londrina. Destacou também o apoio dos últimos Papas ao movimento citando João Paulo II:

“Graças ao movimento carismático tantos cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos, redescobriram o Pentecostes como realidade viva e presente na sua existência quotidiana. Faço votos por que a espiritualidade de Pentecostes se difunda na Igreja, como renovado impulso de oração, de santidade, de comunhão e de anúncio.”

E também Bento XVI:

Queridos amigos da Renovação no Espírito Santo! Não vos canseis do contato com o Céu: o mundo precisa de oração. Precisamos de homens e mulheres que sentem a atração ao Céu em sua vida, que façam do louvor ao Senhor um novo estilo de vida. E sejai cristãos alegres! Confio todos vós a Maria Santíssima, presente no Cenáculo durante o evento de Pentecostes. Perseverai com ela em oração, caminhai guiados pela luz do Espírito Santo, vivendo e proclamando a mensagem de Cristo.

E citou o pedido do Papa Francisco a toda a RCC:  “espero de vocês que partilhem com todos, na Igreja, a graça do Batismo no Espírito Santo.”

E terminou com uma frase de João Paulo II, vida longa aos carismáticos!

Os vereadores presentes também prestaram sua homenagem a Renovação Carismática, destacando a importância da fé na sociedade atual.

O cerimonialista deu por encerrada a sessão, e todos foram convidados para um coffee break.

Postado por:

Somos o Ministério de Comunicação Social da Arquidiocese de Londrina, juntos a serviço da evangelização através dos meios de comunicação. Deus os abençoe!